Pular para o conteúdo principal

Destaques

[Album Review] Love Yourself, de Chainsmokers à Banda Uó, BTS está mais pop do que nunca

Veremos se esse mini é incrível como as armys estão dizendo

Game of Thrones: o embate entre série x livros

Resultado de imagem para Mapa de Westeros
Com o desvio absurdamente grande da série perante aos livros, muitos fãs não sabem o quanto o universo de Game of Thrones é grandioso fora das telas

O que foi essa sétima temporada de Game of Thrones? Quem acompanhou todos os episódios desta FUCKING série, sentiu um turbilhão de emoções: alegria, ansiedade, felicidade, tristeza, decepção e raiva. Não é de hoje que sabemos que a série vem se distanciando dos livros e isso acontece cada vez mais. Começou com 10% na segunda temporada e agora já ultrapassou os livros e vai ser finalizada bem antes de lançar o último livro, A Dream of Spring (Um sonho de primavera).

Obviamente, a série tem a tendência de encurtar os núcleos dos livros, pois são dois livros, 6 e 7, com mais de 2000 mil páginas, para 23 episódios que compõem a sexta, sétima e oitava temporada. E esse encurtamento vem causando um reboliço entre os leitores da saga, por conta de ser “mal adaptado” ou “mal aproveitado".
O que os fãs devem entender, é que a série é totalmente diferente dos livros. São duas obras diferentes uma da outra. Como essa última temporada foi exaltada pelos que não leram os livros e criticada veemente por “críticos” da internet que leram, eu vi que o problema de GoT está nos fãs. Então resolvi escrever esse post sobre algumas diferenças entre as duas obras e sobre o que podemos esperar de cada uma.

Núcleos
Winterfell
O último livro lançado parou com a morte de Jon Snow, que é referente ao final da quinta temporada da série. Então o Snow, até então bastardo, continua com o corpo frio, dando jus ao sobrenome. Os Boltons estão vivos e com uma batalha prestes a eclodir do lado de fora das muralhas de Winterfell. Theon fugiu com a Jeyne Poole – que está sendo chamada de Arya Stark - e foi capturado pelo Stannis Baratheon. Stannis está com um exército pronto para a batalha, mas tem diversas dificuldades com o frio. Asha, que é a Yara da série, está como sua prisioneira no acampamento.

Dorne
Essa é uma das histórias mais diferentes do embate e é bem justificável a ira dos fãs referente aos filhos do sol. Enquanto a série matou Dorne lentamente desde sua apresentação na quinta temporada e finalizaram com a morte das serpentes de areia na última temporada, os livros entram cada vez mais na história dos personagens de lá. Doran Martell, o patriarca da família, tem três filhos: Arianne, Quentyn e Trystane. Quentyn foi mandado para as Cidades Livres, com a proposta de se casar com Daenerys, mas acaba sendo morto pelo Rhaegal ao tentar domar o seu irmão, Viserion. 

Arianne é a filha rebelde da família que discorda da palavra do pai e faz as coisas do seu jeito. As serpentes de areias foram separadas, Nym e Tyene estão levando Myrcella Baratheon de volta para a capital. Uma participará do grande conselho do rei, a outra virará septã, assim Doran terá olhos e ouvidos em Porto real. Já a terceira serpente, Obara, sai em uma caçada ao Estrela Negra, que por uma tramoia dos Martells, foi acusado de assassinar um cavaleiro da guarda real e de ferir a princesa Myrcella.

Vale do Arryn
O vale foi um dos núcleos que mais mudou junto com Dorne. A série parou de retratar a política do vale e deu-o de bandeja para o Mindinho – que os deuses o tenha. No livro, nossa querida Sansa se passa por Alayne Stone, suposta filha de Mindinho, e está sendo manipulada por ele. O plano dele é casá-la com o último herdeiro da casa Arryn, Harrold Hardyng, para que ele possa reivindicar Winterfell, assim que revelar a verdade sobre sua identidade.
Campina

A Campina está sendo atacada pelos homens de ferro – comandados por Euron Greyjoy. Margaery Tyrell está em Porto Real aguardando o seu julgamento pelos juízes da fé. Loras Tyrell está gravemente ferido, após ser atingido por óleo fervente em uma batalha em Pedra do dragão. O seu estado ainda não foi definido. Mace Tyrell chegou a capital para liberar a filha e acabou ganhando o título de mão do rei pelo regente Kevan Lannister. Atualmente, os Tyrells colocaram centenas de soldados juramentados a casa pelas ruas da cidade.

Porto Real 
Os livros ainda estão retratando os julgamentos das rainhas Cersei e Margaery. O alto pardal e a fé estão com o poder absoluto na cidade e a rainha regente está formulando um plano para acabar com o poder deles. Acredito que não ocorrerá a explosão de fogo vivo igual na série. Se ocorrer, não matará toda a família Tyrell. Tommen ainda está sendo um rei apenas por papel, pois quem realmente estava tomando as rédeas era sor Kevan Lannister. Os Lannisters estão ficando cada vez mais sem opções, pois os seus três inimigos mais fortes estão tomando poder: os Greyjoys, Stannis e seu exército e Aegon com sua pretensão ao trono junto com a companhia dourada. No finalzinho do livro, o eunuco, Varys, assassina o Meistre Pycelle e o sor Kevan, deixando o caminho aberto para o Aegon, pois esse seria a primeira ameaça a ser atacada pelo trono.


O poleiro do grifo
Arquivo:Poleiro do Griffin.jpg
O poleiro é a sede da casa Connington e fica perto da sede da casa Baratheon, Ponta tempestade. Jon Connington (Griff) conseguiu fazer com que a companhia dourada, das Cidades Livres, voltasse para Westeros juramentada ao rei Aegon VI (Jovem Griff). Mas por conta de uma tempestade, alguns barcos se separaram e nem todos aportaram no Poleiro. O plano de Jon é tomar Ponta tempestade para fazer a pretensão de Aegon parecer mais forte e ao saber disso, o jovem Griff se pronunciou falando que tomará a frente dessa batalha.

Bravos
Arya Stark continua o seu treinamento na casa do Deus de muitas faces. Nos livros, a garota Stark consegue wargar os animais igual o seu irmão, Bran. E conseguimos perceber em alguns detalhes implícitos, em alguns sonhos, que ela consegue ver através dos olhos de alguns gatos que vivem em Bravos, o que ajuda em seu treinamento. E também consegue ver, por meio de sonhos, através de sua loba, Nymeria. Arya já pegou o rosto de diversas pessoas e já assumiu suas identidades para completar missões impostas pela guilda dos homens sem rosto. Com o treinamento avançado, Jaqen H’ghar deixa a Arya e parte para uma missão desconhecida.

Cidadela

A sede dos meistres e arquimeistres promete ser um ótimo núcleo no próximo livro e quem vai contar é o Samwell Tarly. Enquanto a série só mostrou um pouco do local, dando foco na chegada do Sam e na cura para o escamagris do Sor Jorah, os livros irão mostrar uma história bem mais rica.

No prólogo do livro 4, somos apresentados a um noviço chamado Pate que conhece uma figura interessante que é autointitulado como Alquimista. A figura misteriosa pede para que Pate roube a chave do arquemeistre Walgrave (que abre todas as portas da cidadela) em troca de ouro e quando o noviço lhe entrega a chave, ele acaba sendo morto pelo alquimista. Mais tarde, quando o Sam chega na cidade, ele é apresentado a Pate. O que ocorreu foi que o Alquimista roubou o rosto do noviço e está se passando por ele. Uma teoria diz que o misterioso é o Jaqen H’ghar, porque ao deixar Arya, ele se transforma em um homem que tem a mesma aparência descrita no Alquimista da cidadela.

Outro personagem intrigante do núcleo é o Alleras. Há uma teoria que ele é a Sarellas Sand, filha do Oberyn e uma serpente de areia disfarçada de homem. Agora os motivos dela ninguém sabe, mas sabemos que o George Martin não deixa pontas soltas!


Ilhas de Ferro

Os homens de ferro fizeram uma assembleia dos homens livres para eleger o próximo rei, pois o último morreu. O escolhido foi Euron Greyjoy (Olho de corvo), que já conhecemos na série, pois este disse que tinha um berrante capaz de dominar os dragões de Daenerys. Com ataques bem sucedidos à Campina, ele manda seu irmão, Victarion, para trazer a Targaryen para Westeros com o pensamento de se casar com ela, mas Victarion está com os seus próprios planos e vai pedir a mão da rainha para si mesmo.

Meereen
Daenerys se encontra em uma posição bem difícil. Meereen obteve uma praga chamada égua descorada, pois muitos dizem que quem obtém tal praga, está “cavalgando a égua descorada”. Com a praga mortal e morte de vários habitantes, os filhos da Harpia estão matando cada vez mais os homens da rainha. E para piorar, os escravagistas de três cidades diferentes estão atacando a cidade para derrotar a Dany, pois ela aboliu o que fazia a economia girar: a escravidão. A Khaleesi se casa com um nobre, Hizdahr zo Loraq, que promete trazer a paz para todos os seus problemas, com a condição de abrir as arenas de luta de Meereen. No dia do primeiro espetáculo, o barulho e confusão atraí Drogo que submerge na arena e leva a Daenerys para o seu covil no meio do deserto vermelho. Essa parte é igual a série, pois ela também tenta voltar a pé para a cidade e é encontrada pelo Khalasar do Khal Jhogo. O comando da cidade passou para Barristan Selmy que investiga o mais novo marido da sua rainha.

Tyrion, a anã Merreca e Sor Jorah são vendidos como escravos na baía dos escravos, mas como os nobres foram atacar Meereen, na confusão os três conseguiram fugir. Tyrion se aliou com a companhia de mercenários chamada de Segundos filhos e está cada vez mais próximo do encontro com a Daenerys.

Muralha e para lá-da-muralha
Como eu disse no começo, Jon acaba de ser morto pela patrulha da noite e continua mortinho da silva. Tem uma diferença do personagem dos livros para a série: o dos livros tem o poder de wargar. Pelo menos em algumas partes fica implícito esse poder, pois ele sonha que está na pele de Fantasma e não sabemos se será desenvolvido nos livros, como o do Bran. Falando nesse Stark, ele está começando a aprender coisas com o Corvo de três olhos. Ele ainda não sabe que virará o novo Corvo, até nós não sabemos se nos livros ele virará o corvo ou não, resta esperar o próximo livro.


Terras fluviais

As terras fluviais é mostrada e citada esporadicamente nos últimos acontecimentos, pois alguém está enforcando Boltons, Lannisters e Freys pelo caminho. Descobrimos que esse alguém é a Senhora Coração de Pedra, mais conhecida como Catelyn Stark, a morta viva hahaha. Após o casamento vermelho, ela foi ressuscitada pela irmandade sem estandartes e agora comanda um grupo rebelde com pura vingança contra tudo e todos relacionados à essas três casas. Ela acaba encontrando Brienne de Tarth, e para que ela prove sua lealdade, pediu para essa trazer Jaime Lannister para ela. Jaime estava acampando pelas redondezas após conseguir que os últimos apoiadores de Robb Stark se ajoelhassem. Brienne o encontra e leva ele para a Catelyn. O seu futuro ainda é incerto.

Personagens mortos
Quando o nome da série vem a cabeça todo mundo pensa em morte! Mesmo aqueles que nunca viram a série sabem que Game of Thrones é sinônimo de morte e sangue. Como a série é uma adaptação dos livros, ela tem o poder de matar alguns secundários. E como o show já ultrapassou a história lançada até agora, eles mataram alguns principais também. Como o número de personagens dessa saga é excepcionalmente grande, vamos conferir apenas quais personagens que têm uma certa relevância e que estão mortos na série, mas vivos nos livros.

- Stannis, Selyse e Shireen Baratheon, a grande família kkkkk
- Mance Rayder, o rei-para-lá-dá-muralha
- Jojen Reed, o vidente verde
- Sor Barristan Selmy, o ousado
- Myrcella Baratheon, a princesa
- Catelyn Stark, a senhora coração de pedra
- Jeyne Westerling/Talisa Maegyr
- Thoros de Myr, o sacerdote do Deus vermelho
- Viserys, o dragão mais novo
- Ramsay e Roose Bolton, os vira casaca
- Doran e Trystane Martell, os filhos do sol
- As Serpentes de Areia, filhas de Oberyn
- Tommen Baratheon, o Rei
- Olenna Tyrell, a Rainha dos espinhos
- Loras e Margarery Tyrell
- O alto pardal, pruuuu
- Lancel Lannister, o soldado da fé
- Randyl e Dickon Tarly
- Hodor, hold the door?
- Rickon, Osha e cão felpudo, os selvagens
- Verão, óh Verão
- Bowen Marsh, primeiro intendente da patrulha
- Xaro Xhoan Daxos, Principe de Qarth


Personagens inexistentes
A obra de George Martin tem milhares de personagens, vivos e mortos. Para adaptar todos, precisaria de uma renda que série nenhuma no mundo teria, então para aliviar o bolso, os produtores da série cortaram alguns personagens ou mesclaram um ao outro. A maioria dos enxutos foram um erro, pois nos livros os personagens terão/tiveram uma passagem bem importante. Os personagens mais importantes dos livros e que não estão na série são:

Quentyn Martell
Um dos filhos do Doran Martell, ele é mandado para se encontrar com a Daenerys com o intuito de aliar os dorneses com a rainha e de se casar com ela. Acaba morrendo no último livro ao tentar domar um dos dragões.


Arianne Martell
Uma das filhas do Doran Martell, ela arquitetou um plano para colocar a Myrcella no trono de ferro com o pensamento de criar uma guerra com Porto real. 

Aeron Greyjoy
Irmão de Balon e Euron, ele é um sacerdote do Deus afogado nas Ilhas de Ferro. Ele que iniciou a assembleia dos homens livres para votar em quem seria o rei. Ele também terá um papel importante no sexto livro, pois será um dos personagens narrativos.

Victarion Greyjoy
Um dos melhores personagens para mim, é irmão do Balon, Euron e Aeron. Após perder a candidatura para ser rei das Ilhas de Ferro, é mandado para se encontrar com a rainha Daenerys a pedido de seu irmão, Euron. Este é um personagem com ponto de vista.

Moqorro
Um sacerdote do deus vermelho que acompanha Victarion em sua missão. Conhecido como “Chama negra”, ele foi achado em cima de um destroço no mar. Os tripulantes quiseram mata-lo, mas após ele curar um ferimento grave da mão de Victarion com magia, ele acaba fazendo parte da missão e dando conselhos para o Greyjoy

Jon Connington (Griff)
Um nobre exilado com uma missão bem importante: cuidar e ensinar Aegon Targaryen. Após o exílio, ele entrou para a companhia dourada nas cidades livres e foi designado pelo Illyrio Mopatis para cuidar do pretendente ao trono de ferro. Criou e tratou o Aegon como o seu próprio filho. Forjou sua morte para ninguém ir atrás dele e pintou o seu cabelo de azul.

Aegon Targaryen (Jovem Griff)
Filho de Rhaegar com Elia Martell, foi morto quando era um bebe à mando do Rei Robert. Está supostamente vivo e aos cuidados de Jon Connington. Sua história é que ele foi trocado e contrabandeado ao Illyrio Mopatis pelo Varys quando este descobriu o plano de mata-lo. Depois foi entregue ao Jon para ser criado com as ideologias de um rei. Seu cabelo é azul e ele vive em um barco junto com o seu pai, uma septã, um meistre e um mestre de armas. Sua pretensão ao trono de ferro é melhor que o da sua tia. Algumas pessoas dizem que ele não é quem diz ser. 

Pate (Noviço)
Pate Noviço Тхе Мичо.jpg
Pate é um noviço que vive na cidadela. Sua passagem no livro é em apenas um prólogo por enquanto, mas pelo desenrolar da história, será bem importante no próximo livro. Foi morto por um homem sem rosto, que roubou o seu rosto e está se passando por ele.

Willas Tyrell
Arquivo:Willas Tyrell Тхе Мичо.jpg
Atual herdeiro da Campina, nunca apareceu nos livros e nem na série. Mas o autor já divulgou que ele aparecerá mais nos próximos livros, provavelmente para demonstrar a força da casa Tyrell, já que Loras foi inutilizado e a Margaery está sendo julgada pelos seus crimes. 

Conclusão
Notaram que o mundo de Game of Thrones é bem maior? Eu só citei algumas coisas, mas existe tantos personagens, árvores genealógicas e subenredos que você tem que ler diversas vezes para notar a trama completa. Querem exemplos? Existe uma teoria sobre o bobo da corte de Shireen, Cara-malhada, que diz que ele prevê o futuro. Teoria sobre um embate dos Targaryens com os Blackfyre (são os bastardos Targaryen). Teoria sobre Tyrion ser filho do rei louco. As teorias loucas não acabam e isso é o que torna a saga tão espetacular, pois sua mente vai a loucura. Pra quem só viu a série, eu espero que também leia os livros, não se acanhe com o tamanho. E pra quem leu, assistiu e reclama que a série é ruim: DESENCANA, são duas obras diferentes e ótimas para a sua plataforma.

Comentários

Postagens mais visitadas