Pular para o conteúdo principal

Destaques

Steven Universo: reflexões sobre o papel educacional de um desenho

Vivemos em um mundo de conflito, onde olhamos primeiro as diferenças e depois as semelhanças. Por essas e outras eu fico feliz de ter assistido quando criança desenhos que falavam sobre alguém excluído por ser diferente. E por causa disso acredito que Steven Universo, entre outros desenhos atuais, são mais do que recomendáveis para crianças e para qualquer um, pois eles possuem uma mensagem que pode potencialmente melhorar o caráter de alguém.

TAG BEBOP: tudo sobre o meu gosto por animes (versão Juliuz)


Vou copiar o Maeister porque esse formato produz posts facilmente, e é isso aí, só que vou incluir mangás ocasionalmente.

Qual anime mudou sua maneira de ver o mundo?


Diferentes obras me mostraram diferentes aspectos sobre o mundo, e geralmente essas mudanças em mim acontecem de forma inconsciente, logo é muito difícil dar crédito a uma obra em especifico. Mas eu posso generalizar dizendo que consumir tanta coisa da cultura japonesa ao longo de muito tempo me ajudou a desenvolver bastante meu caráter e intelecto, pois quanto mais informação você entra em contato mais você acaba tendo material para reflexão. Sobre o caráter, por exemplo: com a constante exposição a grupos de amigos tão diversos fica difícil com o tempo você se prender a preconceitos. Histórias violentas como Berserk me fizeram refletir muito sobre a condição humana, mas eu diria que Horimiya e Koe no Katachi tem um lugar especial no meu coração por me fazerem olhar tanto a história da minha vida.

Que obra você detestou à primeira vista e passou a venerar depois?

Eureka Seven. A profundidade da obra é gigantesca, mas ela é apresentada como uns surfistas voando numa nave lutando contra inimigos que eu nem sei quem é. Faz muito tempo que eu vi, mas na época era tudo muito confuso, nenhum maldito diálogo expositivo, até que o Renton saiu da nave, um plot-twist interessante que acabou me prendendo ao anime. Provavelmente na época Eureka era o anime mais complexo que eu havia assistido.


Qual obra ruim você adora mas tem vergonha de dizer


Eu gosto de Monster Musume. Na verdade eu até que gosto de bastantes ecchis tendo consciência de que a maioria deles é ruim, porém Mommuse não tenho certeza se é ruim ou eu que sou doido o suficiente pra adorar um negócio desses. Ele é cheio de humor e referências a cultura nerd e por isso me diverte muito, até a personagem das garotas eu acho hilárias: uma mulher-aranha dominatrix, uma centauro com complexo de cavaleiro, uma sereia que sonha em viver uma tragédia e uma duralahan que sofre de chunibyou.

Eu sou tão doente com esse anime que consigo ver uma bonita mensagem sobre diversidade social ali no meio, porque o protagonista é um Jesus que não tem preconceito com nenhuma garota, não importa o corpo dela, mesmo que o resto da sociedade não aja da mesma forma. No final acho ele muito bom para a proposta, mas não é algo que eu sairia recomendando por aí por motivos óbvios.

Ps: Surpreendentemente o anime desse troço é muito bom na parte técnica, tem um soco nele com uma animação melhor que todo o Dragon Ball Super.

 Qual obra você acreditou que seria ótimo mas frustou suas expectativas?

Aldonah Zero. Na verdade haviam me falado que ele ficava bem ruim mais pra frente, mas mesmo assim eu senti uma decepção gigantesca no último episódio. Ele é um anime que tem tantos temas e personagens interessantes, mas não explora quase nada direito e tem um final clichê e vago. Quem achou que seria bom focar toda a história de uma guerra espacial no fato de que os dois caras querem comer a princesa?

E há muitos anos teve aquele pecado que foi Eureka Ao. Imagina se tivessem a chance de continuar uma ótimo anime, mas na verdade é um reboot, mas não, na verdade não é um reboot, porque pega o que veio antes. Ficou uma bagunça sem tamanho.


Qual você nunca deixa de assistir e porquê?

Errrrr, nenhum??? Eu não tenho costume de repetir animes depois que eu já assisti, acho que só fiz isso com Naruto antes de sair o Shippuden.

Seu gosto pessoal puxa mais para o lado de Miyazaki ou Satoshi Kon?

Melhor obra do Urobochi é Saya no Uta, Madoka é o caralho

Eu gosto é do Gen Urobochi, o legal é ver o mundo explodir. Mas respondendo a pergunta, ainda não vi direito nada do Satoshi Kon para decidir.

Qual unanimidade de público e crítica pela qual você não tem interesse?

Evangelion.

Qual artista você admira por combinar atitude e qualidade artística?
 

Que pergunta aberta à interpretação hein. De memória eu lembro de mangakás como Kentaro Miura e Sakamoto Shinichi.

Qual obra clássica você acha que não merece esse título?

Falar de clássico é difícil porque tem duas definições: aqueles que marcam o período e aqueles que retém qualidade que parece atemporal. Eu descartaria a maioria dos que são lembrados por marcar o período. Mesmo um mangá como Bleach, por exemplo, deve estar sendo chamado de clássico porque ficou trocentos anos na vida dos leitores.

Aponte um diretor que você considera que faz clássicos instantâneos 

Miyazaki.

 Cite obras lançadas nos últimos dez anos que considera o melhor dos últimos tempos.


Magi, melhor shounen dos últimos tempos, vai ter post meu sobre alguma hora.

Qual foi a história que mais marcou sua vida?

Repito a ideia da primeira pergunta, muitas obras me marcaram de maneiras diferentes e gosto de pensar que levo um pedaço de cada uma delas comigo. Algumas delas são: Naruto e Inuyasha, pois fizeram minha infância. Eureka e Code Geass ajudaram no meu amadurecimento como fã de obras. Oyasumi Punpun, ReLife, Horimiya e Koe no Katachi me fizeram repensar a minha vida.

 E é isso aí, seria interessante fazer uma tag parecida sobre jogos, eu provavelmente saberia responder um pouco melhor quando o assunto são figuras famosas e jogos overrated. Se quiserem respondam também as perguntas da tag nos comentários o/

Only Darkness Will Remain.

Leia a versão do Maeister e o post original, criado pelo blog Nave Bebop

Nos siga nas redes sociais: Facebook e Twitter

Postagens Relacionadas

Comentários

Postagens mais visitadas