Pular para o conteúdo principal

Destaques

Steven Universo: reflexões sobre o papel educacional de um desenho

Vivemos em um mundo de conflito, onde olhamos primeiro as diferenças e depois as semelhanças. Por essas e outras eu fico feliz de ter assistido quando criança desenhos que falavam sobre alguém excluído por ser diferente. E por causa disso acredito que Steven Universo, entre outros desenhos atuais, são mais do que recomendáveis para crianças e para qualquer um, pois eles possuem uma mensagem que pode potencialmente melhorar o caráter de alguém.

O que esperar da Bienal do Livro 2016

Nos dias 26 de agosto a 4 de setembro acontece a Bienal do Livro 2016 e pensando nisso, reunimos o que podemos esperar dessa aguardada edição. Confira:

Criada em 1970, a Bienal do Livro tem surpreendido a cada ano, crescendo mais e mais, e cumprindo com louvor seu objetivo de propagar  a leitura. Ter um evento desses é uma honra, pois não só se trata de uma forma de mostrar que a literatura brasileira continua viva, mas também reunir o maior número de bookaholics possível. Claro, tudo isso tem seus prós e contras, e sendo assim, vamos dar uma olhada no que vem por aí. Pegue suas expectativas e venha com a gente analisar as atrações desse magnífico evento!

O QUE ESPERAR DA BIENAL 2016

1- Youtubers e outras personalidades

Comecemos com o tema mais polêmico: os produtores de vídeo para internet. Nesse post não vou falar se é bom ou ruim, apenas vou informar. Independente o que você pense, é preciso salientar: a bienal este ano está com um puta foco nos "famosos" da internet (to me sentindo o Nelson Rubens, ok ok).
Na Arena Cultural teremos no primeiro final de semana, Iberê Tenório e sua esposa, Mariana Fulfaro, apresentadores do canal Manual do Mundo. Basicamente, para quem não conhece (acho difícil), Iberê é o beakmen das internets e sendo assim, acho que podemos esperar algumas experiências ao vivo.

Rezende Evil deve agitar a garotada com palestras no dia 29, compartilhando suas aventuras no mundo dos games e falando do seu mais recente livro, "De Volta ao Jogo". O youtuber, famoso pelos videos de amoeba minecraft tem feito grande sucesso e provavelmente, sua palestra deve lotar.


No dia 30, Jout Jout, fará uma palestra. Não sei o que esperar, mas o tema é "a voz das mulheres na internet". Talvez seja um tema complexo, mas Jout Jout é famosa por falar das neuroses da vida adulta de forma simples, então acho que ela vai conseguir dialogar com o público. Só queria que tivesse outras youtubers - um debate, ao invés de uma palestra, seria mais interessante.

O combo de blogueiras teen se faz notável no dia 30, com Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Babi Dewet e Bruna Vieira. Até para mim, que não é o público, esse encontro soou deveras interessante. Mais uma palestra que deve lotar pra caramba e garantir boas risadas. Famosas por escreverem sobre desventuras adolescentes, as autoras devem compartilhar suas experiências com o público e provavelmente falarão do livro que lançaram juntas, Um Ano Inesquecível.

as quatro autoras e o livro lançado por elas
No dia 31, temos Mandy Candy e Maju Trindade. Essas duas youtubers, lançaram recentemente seus primeiros livros, "Maju" e "Meu Nome é Amanda".

Kéfera Buchmann (acho que nem preciso falar quem é né), fará sua palestra no dia 1 e bom, não sei o que esperar. Provavelmente vai ser mais um bate-papo improviso com os fãs ou algo do tipo, falando sobre seus livros, "Muito Mais que Cinco Minutos" e o lançamento, "Tá Gravando, e Agora?"

Lucas Rangel e Christian Figueiredo, se apresentam no dia 2, em horários diferentes, claro. Lucas tem um conceito distinto, propondo em seu livro, "O Sensacional Livro Antitédio do Lucas Rangel", brincadeiras e desafios para os leitores. Não sei se é um livro infantil e ao mesmo tempo não tenho ideia do que ele vai apresentar; Christian Figueiredo a mesma coisa. O catarinense tem dois livros, Eu Fico Loko e Eu Fico Loko 2, que contam sobre sua vida, surgindo então a questão: qual será o conteúdo de sua apresentação? Falei que ia me restringir nas opiniões, mas fica aqui a critica: simplesmente juntar os fãs para falar sobre nada, é a pior coisa possível. Um tema seria interessante né, igual por exemplo a Jout Jout, que vai falar sobre as mulheres na internet. Do contrário, façam apenas uma sessão de autógrafos.

 Por fim, também no dia 2, PC Siqueira, Cauê Moura e Alexandre Matias se juntam para falar sobre a vida no youtube - verdade ou ficção? Alexandre Matias é jornalista desde 1994 e cobre tecnologia, cultura, comportamento e ciência. Ele escreveu o livro, "PC Siqueira Está Morto", que mistura relatos reais do youtuber, com ficção a la Hunter Thompson. Já Cauê Moura não sei porque está aí. Gosto bastante dele, mas não é autor, nem nada do tipo; entretanto, acredito que ele possa acrescentar bem mais do que algumas pessoas que lançaram livros. Que tudo não vire uma zuera, mas um debate coerente sobre literatura e youtube - é o mínimo né?


Fora das palestras, nas sessões de autógrafos, temos algumas personalidades, hã... Interessantes. Priscilla Alcântara, Ary Toledo, Thaíde, Larissa Manoela, Valesca Popozuda, Zangado e muito mais. Eu to meio perdido só de ver issae. Vamo ver o que vai sair desse samba do criolo doido, por que, olha, tá bem louco essa programação.  

2- Filosofia
Fiquei até um pouco surpreso, apesar que não é incomum haver um foco na filosofia na bienal. Nela, teremos alguns professores e autores, bastante famosos.

Leonardo Boff fará sua palestra no dia 26, sexta-feira. Escritor, professor e teólogo, falará sobre "A espiritualidade e a ecologia na crescente onda de intolerância", um tema, que devo salientar, deveras interessante. Porém, tenho problemas com professores teólogos e adeptos da Teologia da Libertação, mas enfim, é interessante observar diversos pontos de vista sobre a interpretação, então pretendo dar uma olhada. Boff sempre tenta dar embasamento ao seu olhar cristão sob o mundo, então não será um desperdício de tempo.

No mesmo dia, o historiador Leandro Karmal marca presença com sua palestra sobre Ética e Educação. Essa é uma palestra que me interessa bastante, já que sou fã do Karmal. Falando sobre Ética e Educação então? Vai ser uma ótima experiência, já que só o vi por videos no youtube. Se você não o conhece, recomendo que pesquise sobre; vale a pena.


Por fim, no dia 27, Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé, dois influentes filósofos brasileiros, vão debater sobre o tema "Verdades e mentiras: ética e democracia no Brasil". Repito mais uma vez, um ótimo tema e com dois caras que prometem dar uma aula sobre o assunto. Só estou um pouco decepcionado com a própria Bienal - filosofia é tão ampla, poderia ter mais coisas voltadas para a própria literatura. Ficção e filosofia seriam um tema interessante para uma palestra, mas enfim, o pouco espaço que foi dado, já tem nomes de peso e assuntos bem profundos.

3- Autores Internacionais
Marian Keyes, escritora irlandesa que já vendeu mais de 22 milhões de exemplares no mundo todo
Como sempre, todo ano temos a cota de autores internacionais. Para quem é fã de romances, acho que a bienal desse ano será ótima. Eu particularmente não conheço quase ninguém, entretanto, teremos a presença de alguns nomes conhecidos, inclusive percebi que alguns são novos; escritores da literatura americana que estão ficando populares agora. Alguns vão até fazer palestras. É interessante, pois eu pelo menos não vi nenhum nome de peso nesse ano, mas é bom saber que há pessoas de outros lugares. Sonho seria se a bienal conseguisse trazer autores de países diferentes, como Japão. Segue alguns nomes que estarão presentes: Mac Barnett, J. Sterling, Tarryn Fisher, Marian Keyes, Jennifer Niven, Carlan Audrey, Ava Dellaira, Lucinda Riley, Becky Albertalli, Amy Ewing, Megan Maxwell e etc. 

Detalhe: a enorme presença feminina. Girlpower hein?

4- Bate-papos e palestras diferentes
Vitor Cafaggi, um dos autores da hq Laços, realizará palestra sobre super-heróis
Além das palestras, teremos diversos bate-papos nos outros setores. Sinceramente, prefiro bate-papo's, pois ali dá para reunir mais pessoas para falar e abordar os temas de forma descontraída. Diferente de uma palestra, que em teoria, deveria ser uma "aula" sobre determinado assunto (porém, algumas serão mais como "showzinhos" a respeito do nada). 
Também teremos palestras de diferentes temas. Resolvi colocar aqui, pois elas não são, digamos, "atração principal" e fogem da coisa toda de ~famosos~ se apresentando.

No dia 26, teremos uma palestra com a jornalista Clara Pugnaloni, sobre "A intimidade nas redes sociais" e "Formação de opinião e influências dos youtubers", com o jornalista Alexandre Matias (autor do livro "PC Siqueira Está Morto").

Kim Doria, fala no dia 27 sobre "As chaves do mundo na ficção científica", um bate-papo com Bráulio Tavares, Daniel Limeira e Nelson de Oliveira, sobre a ficção cientifica em si e a relação com a sociedade. Bem legal, provavelmente vou dar uma olhada nessa aqui também.

Ignácio de Loyola Brandão, escritor e jornalista brasileiro, fala sobre os 80 anos de prosa e poesia. Não sei se ele falará só sobre sua carreira, no geral ou sobre a literatura brasileira em si e se terá outros autores para debate, mas só por ter esse mestre já vale a pena conferir, principalmente para os aspirantes a escritor.


No dia 28, Vitor Cafaggi , quadrinista brasileiro conhecido pelas ilustrações da Turma da Mônica – Laços, as tiras de Puny Parker, Valente e o pequeno álbum Duotone, estará com Shiko e Toninho Mendes, ambos quadrinistas, para debaterem sobre "Super-heróis no mundo real". O bate-papo é uma boa pedida para os fãs de HQ's.

Ainda no dia 28, na Praça da Palavra, haverá uma conversa sobre Literatura para Jovens, com Graciela Mayrink, Felipe Castilho (mediador) e a fofíssima Giulia Moon. O que me chamou atenção foi a Giulia, autora de fantasia com uma pegada oriental. Em um mercado tão amplo, o assunto renderá bons argumentos e aprendizado; vale a pena para quem quer começar nesse universo literário e ficar interado sobre tudo.

Giulia Moon e sua principal obra, Kaori
Dia 29 teremos importantes debates como: A atualidade da leitura e A presença do feminino da literatura. Provavelmente vou passar mais tempo no Salão de Ideias hahaha. Nada contra os youtubers, mas são esses tipos de debates, com autores e especialistas, muitas vezes desconhecidos do grande público, que formam o cenário da real literatura brasileira. E puts, esses temas são ótimos, coisas que sempre estou debatendo em algum momento, seja no Twitter ou aqui no blog mesmo.

Se você ainda não se cansou de coisas focadas para escritores (até por que é a bienal do livro né...) e quiser aprender mais, dia 30 haverá uma conversa sobre Publicações Independentes.
Com o crescimento das redes sociais e diversos formatos, como o da própria Amazon e Wattpad, surge a pergunta: o que é publicação independente e como funciona? Esse bate-papo, com João Varella, Bia Bittencourt, Eduardo Lacerda e Tiago Novaes, responderá essas e mais questões, tentando compreender o novo mercado literário.

Por fim, no dia 1, terá o bate-papo "Narrativas em Games", com Flávia Gasi, Felipe Castilho, Ricardo Brazileiro e Ricardo Gomes. Isso é foda! Pode parecer pouco, mas vocês tem ideia de que os jogos estão sendo incluídos em um evento sobre livros como importante forma narrativa? Aos poucos vamos quebrando estereótipos e mostrando que games podem ser tão profundos quanto qualquer obra literária.

Logicamente, não coloquei tudo, pois é MUITA coisa. Então segue o título e a data de mais algumas palestras e bate-papos que me chamaram a atenção: A Tecnologia e o Futuro das Sociedades (27), O Lugar das Bibliotecas na Contemporaneidade (28), As Relações Entre Imagens e Texto na Literatura, O Papel dos Prêmios Literários (27), Em Torno da Literatura Africana (03) e Narrativa de Ilustração na Literatura Infantil (03) .

5- Área Nerd/Geek

Okay, já entendemos - a bienal não é mais só focada em livros, mas em diferentes meios e formas de narrativa. Nisso, fica perceptível o seu foco no mundo pop nerd. Nos 12 espaços presentes no pavilhão, os geeks poderão conferir palestras, lançamento de livros e HQ’s, e até mesmo um dia especial para cosplays. Inclusive, quem for com seu cosplay, não pagará a entrada.
E claro, teremos a clássica feira de livros, com trocentos estandes de editoras para nos deliciarmos. Percebo que a bienal cresceu, mas espero que aqueles precinhos marotos continuem bons, pois o foco também de quem vai, além de apreciar as atrações, é comprar. Sendo assim, teremos mais que livros - da última vez que fui, já tinha um foco grande nas HQ's e mangás, agora então, aposto que vai ter de tudo. Preparem seus carrinhos, que dia 26 começam as compras! (ou as reclamações, veremos como tudo vai estar).


6- Nós da Divisão Paralela
Esse último item não é importante, mas nós da Divisão Paralela estaremos lá! Quem me encontrar ganha... Não ganha nada, talvez um abraço, mas enfim, quem quiser trocar ideia, só chegar e falar, sem medo. Estaremos mais como visitantes, do que ~impressa~ ou algo do tipo. Então ficaremos lá, comprando, vendo palestras e criticando qualquer coisa, já que a nossa especialidade é falar mal.

Enfim, é isso. Bastante coisa não? Para mais informações, acesse o site da bienal: http://www.bienaldolivrosp.com.br, pois lá tem tudo e muito mais. Sério, é muita coisa, isso aqui foi só um apanhado.
E aí, vai ir também? O que tá mais afim de conferir? Diga nos comentários! :)

El Psy Congroo.

Nos siga nas redes sociais: Facebook e Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas