Pular para o conteúdo principal

Destaques

O terror como punchline humorística em Get Out

O cinema tem como principal função apenas entreter, assim como qualquer outra forma de arte. Você pode dar "n" motivos para uma obra ser boa, mas se ela não entretêm, ela não serve para nada. Tendo isso em mente, eu sinto falta de um cinema um pouco mais descompromissado; eu sinto falta de contos e crônicas sinceras, coisas que só vemos em produções independentes que em sua maioria se quer chegam por essas bandas. Portanto, ver um filme como Corra fazendo sucesso tanto entre o público de nicho e o público geral, acabando por ser exibido com certa relevância, chega a emocionar. Não que isso automaticamente torne o longa bom, mas é que a sua proposta é tão simples e ao mesmo tempo tão cheia de nuances e propósitos, que é difícil não torcer para que dê certo. Corra deu certo e não só isso, é um respiro no gênero tanto de terror quanto de comédia. Ele não é inovador, mas a sua exótica combinação de gêneros culmina em uma história bem executada, sem a necessidade de ser megaloma…

Game of Thrones 6x10: Leia três opiniões diferentes sobre o último episódio da temporada (parte 2/2)

<<< Leia a parte 1 >>> 

O maniqueísmo brega de Game of Thrones
(por Maeister)

Comentários Gerais

Cá estou eu de volta para comentar mais um episódio de Game of Thrones, dessa vez o último da temporada. Sendo direto e sincero, eu esperava algo de qualidade - geralmente, os piores episódios haviam sido ali no miolo, algo comum em séries. Não vou dizer que este último episódio não foi de qualidade, mas foi aquela coisa: um selo ok. Com certeza os fãs se descabelaram, mas Game of Thrones enquanto narrativa, caiu significativamente, pendendo para o clichê - o diferencial da série não era esse? Ir contra a comum estrutura narrativa da jornada do herói e subvertê-la para dar profundidade e humanidade aos seus personagens?

COMENTANDO GAME OF THRONES

Treta em Porto Real (parte final final)

Nos primeiros episódios, Porto Real começou mediano e até tediante. Mas aos poucos a trama foi crescendo bastante. Eu esperava mais desse núcleo em termos de ação, acredito que o orçamento tenha influenciado (qualé, queria ver Montanha matando vários fanáticos), mas no geral foi muito bom - tanto que se tornou uma história completamente paralela, que influenciou só o entorno de Porto Real. Se você tem um olhar atento, sabe que GoT não faz isso - geralmente tudo influencia em outras coisas, como um efeito dominó.
Enfim, houve uma dramatização interessante, bem direta, sem exagero. Cersei sempre foi louca, entretanto, as tretas que passou a transformaram em um monstro; não esperava nada diferente dela. Ao todo, até na cena mais surreal, a história foi extremamente previsível, mas o que valeu nesse núcleo foi a exuberante execução. Todos os personagens avançaram, mesmo que para a morte. Foi triste ver Margaery morrendo, ela parecia ter um plano mirabolante em mente, porém foi lindo demais saber que o Pardal Malafaia se foi. Analisando criticamente, esse enredo todo não teve muito sentido, sem pé nem cabeça mesmo, MAS pelo menos serviu para desenvolver a Cersei, enquanto muitos núcleos, como o da Arya, se encerraram de forma superficial, sem acrescentar em nada ou muitas vezes regredindo.
A profecia se cumpriu, todos os filhos morreram, o septo explodiu, o véio Pycelle se fodeu e agora a Lannister é rainha. Se o episódio fosse só esse núcleo, talvez classificasse como 8/10. Mas teve mais, muito mais.

A vingança de Arya
"a felicidade na cara de quem se teleporta"
Visto tudo o que a personagem tinha passado, foi gratificante como fã ver isso. Mas foi uma vingança fraca, que não acrescentou em nada na trama e muito menos completou sua jornada. Negligenciaram tanto a Stark, que não houve importância: parecia uma fanfic qualquer. A trama de Braavos se revelou inútil e de repente Arya estava lá nas Gêmeas, matando o Waldinho. Podem argumentar que a passagem de tempo entre os núcleos é diferente, mas mesmo assim, isso se configura em um defeito. A produção tem que deixar claro os momentos, PRINCIPALMENTE por ter tantos núcleos - se não, fica uma confusão louca. Não tem coerência nenhuma Sam e Brienne passarem diversos episódios viajando, enquanto outros personagens simplesmente se teleportam. Pode aplicar a lógica que for, enquanto narrativa, isso é um defeito. É muito fácil mover os personagens de um lado para o outro de acordo com a necessidade. Uma história tem sérios problemas quando o idealizador transparece mais do que os próprios personagens. Se não pode fazer determinada coisa, não faça. Qual a necessidade da Arya matar os Freys? Tem mais duas temporadas para a série acabar, poderiam ter dado uma atenção maior para sua jornada em Braavos e encerrar a temporada com o fim desse núcleo. Pra quê correr tanto?

Davos descobre o que Melisandre fez. E daí?

Okay, agora isso foi demais. Em um surto de Sherlock Holmes, Davos de repente descobriu toda a verdade sobre a morte de Shireen. Como? Eu não sei, pois isso não foi apresentado. Ele simplesmente encontrou nos restos de uma fogueira (que foi acesa há sei lá, um mês e estava abarrotada de neve) o boneco que tinha dado para ela e pronto. Descobriu tudo! Vai ver ele é o Senhor da Luz e a gente não sabe.
E qual o sentido de você confrontar a mulher depois de um mês? No momento da discussão ele parecia nervoso. Davos é um homem honrado, será que ele esperaria tanto tempo só para assegurar que ganhariam a batalha e Melisandre serviria como um estepe para ressuscitar uns manos? - muitas perguntas, poucas respostas. Talvez a alternativa seja, de novo, a passagem de tempo. Mas aí, mais uma vez, qualifico como falha - a não ser que a confusão seja intencional, não faz sentido esse ritmo. Os núcleos em Game of Thrones sempre foram paralelos, agora de repente um decorre a trama de vários dias, outro de algumas horas. Se não deixarem claro certas coisas, isso se torna um problema - aliás, já é.

E quando todo mundo tinha esquecido, Dorne volta (pra fechar com chave de bosta)

Eu estava tão feliz com o sumiço de Dorne, que tinha até esquecido. Mas resolveram trazer de volta esse incrível núcleo (sqn) para complementar as coisas de acordo com o que a narrativa necessitava. Como e por que se realizou o contato de Olenna com as Martells? Ninguém sabe e pelo visto não é importante - ela simplesmente está lá dialogando e pronto. Do nada, surge Varys, para que? Sei lá, mas ele tá ali, pra fazer carão e contar fofoca (ah sim, representar a deusa dos dragões). Até aqui, achei meio surreal demais - depois então, ficou uma bagunça. E esse depois se chama Daenerys.

Adeus Meereen

Nunca me importei com o Daario enquanto amante da Daenerys. Para mim ele sempre foi isso: um simples amante; amigo para sexo casual. Não entendi nenhum pouco essa dramaticidade em torno do relacionamento dos dois. A Dany, ao conversar com o Tyrion, falou que não sentiu nada quando se despediu - lógico, por que não tinha nada!
Bom, indo mais adiante, temos um interessante diálogo entre o anão e a Khaleesi. Percebam como é forte a química entre Emilia Clarke e Peter Dinklage - a atuação dos dois é que salva a cena de não se tornar um clichê completo. Mesmo assim, tudo foi pro espaço. Tyrion se tornou um maldito devoto da Daenerys. Entendo ele ficar do lado dela e apoia-la, mas se tornar devoto? Justo ele, que viu de perto as merdas que a moça fez e sabe muito bem que a moral é relativa. Vamos pensar profundamente? Destruindo o exército dos Mestres, quantas pessoas inocentes, que estavam ali por obrigação, que tinham famílias, Daenerys matou? Quantos escravos? Pois é, nada é tão preto no branco. Vai ver por isso que Jesus era pacífico. Como exigir "paz" por meio de sangue, fogo e violência? Essa jornada da Targaryen já não faz sentido nenhum, a não ser, claro, juntar os personagens "fodelões". "Ui, será que a Dany vai ficar com o Jon?", sei lá, sou mais Bella e Edward, foi mal.

E para completar tudo isso, no momento final, aquele derradeiro momento badass para fechar o núcleo, surge Varys ao lado. Oi? Eu sei que tem uma explicação, de novo, das várias linhas cronológicas. Mas cara, ficou feio, ficou brega, ficou estranho e sim, é um defeito. Por mais que haja diversos núcleos, ainda é uma mesma história e você não pode ficar jogando personagem a torto e a direita, de acordo com a necessidade. Devo repetir? Se não pode fazer algo, não faça. Não concretize uma relação de guerra em dois segundos. Mas foda-se né? O que vale é a emoção.

Torre da alegria? Tá mais pra depressão

Esqueceram o Bran durante uma temporada. Ok, acabei relevando por conta da interessante trama que estava se formando durante essa season. Agora resolveram usar o moleque para contar as histórias das fanfics. PQP Que merda.
Erroneamente eu pensei que estavam direcionando o Jon de volta para o rumo da história, em que ele não é herói porra nenhuma, apenas mais um personagem cheio de problemas. Mas eu estava errado e muito errado. A "revelação" (que todo mundo sabia) veio para corroborar as suspeitas dos fanboys. Sim, fanboys. Me diz, se você não for um fã de Game of Thrones e só acompanha a série (sem ler os livros), iria entender ou sentir toda a emoção (forçada) da cena na Torre da Alegria? E tipo, não há nenhuma prova concreta de que Jon é um Stark, quem poderia dizer isso era só Ned - você acha mesmo que alguém vai acreditar na palavra de um aleijado que fica tendo altas visões quando toca em árvores? Puro fanservice e para completar, ainda dão uma zoada - não confirmaram se o rapaz é Targaryen mesmo. Aliás, quase não confirmaram que ele é um Stark, tiveram que colocar uma passagem entre ele criança para adulto - PRA FICAR BEM CLARO! - "Galera, caso vocês não tenham entendido, ele é o herói!"

ps: e caso você ainda NÃO TENHA ENTENDIDO que o Jon É MESMO Targaryen, a HBO divulgou um infográfico.

O norte se lembra

Havia tantos rumos que poderiam dar para os Starks, mas decidiram seguir o clichezão da jornada do herói. Eu queria estar errado quando comentei a volta do Jon Snow, mas infelizmente estava certo! A série se tornou maniqueísta. Como um cara, que sinceramente, não é porra nenhuma, se livra tanto da morte? "hurr durr é o Azor Ahai". Sabe o que parece? As ideias superficiais, aqueles divagações em bloco de notas, do senhor Martin. Algo que provavelmente não vai rolar no livro ou acontecerá de forma MUITO diferente. Que porra é essa de comemoração? Os caras se esconderam na hora da guerra, aí vem uma criança, fala umas verdades e todos resolvem adorar o Snow? Aliás, se os caras não ouvem nem mulher (muito menos mulher), vão ouvir uma garotinha? Por favor né migos, aí é apelar demais. Jon imortal na guerra é até passável, agora exaltação clichê é demais. Puta que pariu, episódio fanfic total. Faltou o Robb ressuscitar pra rolar uma pegação yaoi.
E o Mindinho? O cara passou de grande manipulador para um adolescente xonadinho. Sem palavras; sério. Faltou a Arya aparecer também e todo mundo ficar feliz, chorando enquanto se lembra do papai e da mamãe que foram embora e viraram estrelinha no céu.
Ou talvez, Lyanna Mormont seja Tyrion disfarçado, depois de um intenso treinamento como um sem rosto; por isso é tão madura e fala tão bem. Quem sabe? Pode ser o próprio Jaquen.

CARA, colocaram até a música tema de fundo. MEO DEUS, que brega. Vergonha alheia total.

Conclusão

Game of Thrones já não é As Crônicas de Gelo e Fogo há muito tempo. Desde a quinta temporada, virou a maior fanfic que o mundo já viu e isso é incrível. Olha só gente, é um novo passo para o reconhecimento legítimo da produção dos fãs. Quem diria hein?
Deixando a zuera de lado, realmente me decepcionei. Não esperava tamanho maniqueísmo e descaracterização dos personagens - e olha que estou falando sobre isso de forma superficial, se formos entrar em detalhes, a coisa fica muito feia. Para se ter ideia, dá uma olhada nesse post do Game of Thrones Brasil, quando ainda nem havia sexta temporada.
Mais um ano se passou e mais uma vez fui enganado pelos produtores. Por um momento, cheguei a pensar que fariam algo de qualidade (em termos de roteiro) levando em conta o tom cinza, característico da história. Ledo engano. Não sei se volto para comentar a próxima temporada, talvez volte apenas para esculachar mesmo - mas enfim, é triste ver uma série tão boa se tornar refém dos próprios fãs.
Será que estou ficando louco? Provavelmente.

El Psy Congroo.

<<< Leia a parte 1 >>> 

<<< Leia os comentários de todos os episódios >>>

Comentários

Postagens mais visitadas