Pular para o conteúdo principal

Destaques

Conversa Paralela #1: O amor e a diversidade de Steven Universo

Olá pessoas, bem-vindos ao primeiro Conversa Paralela!

5 Dias de Livro (#5): QUEM É VOCÊ?


E chegamos ao dia final dessa jornada, que posso dizer: foi muito emocionante e triste. Emocionante por que pude exprimir (ou tentar) todos os meus sentimentos ao ler algumas das obras que marcaram a minha vida. E triste por que é tão difícil escolher apenas uma ou mesmo que tenham duas ou três no mesmo post, é difícil demais definir isso ou aquilo. Sempre fico com aquela sensação do que esqueci, do que deveria ter colocado, do que deveria ter escrito...

Bem, a obra final que escolhi para encerrar esses cinco dias, é uma um tanto quanto peculiar pois nem se quer terminei de lê-la (estou no finalzinho), mas sua marca no meu ser foi tamanha que merecia estar aqui. O Mundo de Sofia é um livro Norueguês, escrito por Jostein Gaarder e publicado em 1991 e, conta nada mais nada menos que a história da filosofia em forma de romance! Um baita presente, não pelo livro em si, e sim pelo conteúdo.
Sempre fui bastante interessado em filosofia, mas O Mundo de Sofia me deu um novo olhar sobre o mundo e me ensinou coisas que não vou esquecer jamais.
Muitas reflexões e questões talvez nunca possam serem respondidas, não adiantando pensar. Mas é como Sofia diz: nem ao menos nos ensinam a fazer as perguntas!
Neste incrível livro, vamos desde o inicio da filosofia, ou antes, com os filósofos pré-socráticos, até os grande filósofos do século XX. O livro é diferente por não ser apenas uma história, mas uma grande reflexão e experiência de vida.

Para lê-lo você precisa apenas ter uma mente aberta, do contrário ficará preso à dogmas inquebráveis. Ele mostra totalmente o que é a filosofia: não meras perguntas desconexas e inúteis, como pensam a maioria das pessoas. 

E o interessante é que O Mundo de Sofia nunca esquece que é um romance, e nos trás uma história eletrizante de metaficção. Automaticamente, se tornou um livro de cabeceira, que provavelmente lerei uma, duas, três vezes...

Esse livro aqui não é recomendado para crianças, adolescentes ou o que seja. É recomendado para todos os seres, até mesmo não-humanos, mas que pelo menos sejam capazes de refletir e usar a razão hue.

Se você algum dia se perguntou daonde surgiu Deus, talvez esse seja seu livro. Do contrário, é difícil você conseguir acompanhá-lo, mas mesmo assim deve pelo menos folheá-lo.

É isso pessoas, espero que tenham gostado do 5 Dias de Livro. Foi algo bastante pessoal isso aqui, então não levem como uma critica ou análise, já que usei apenas minha total opinião. Os livros são um universo totalmente novo e O Mundo de Sofia exemplifica muito bem isso. A leitura é algo magnifico que deveria ser incentivada em cada casa; para cada criança, pois não só entrete como forma seres pensantes e não meramente ignorantes, vivendo à mercê da sua própria existência.
Pesquisem e divirtam-se, pois garanto que cada um dos livros, de um jeito ou de outro, valem a pena ;)

El Psy Congroo.


Veja os outros dias:

Comentários

Postagens mais visitadas