Pular para o conteúdo principal

Destaques

Steven Universo: reflexões sobre o papel educacional de um desenho

Vivemos em um mundo de conflito, onde olhamos primeiro as diferenças e depois as semelhanças. Por essas e outras eu fico feliz de ter assistido quando criança desenhos que falavam sobre alguém excluído por ser diferente. E por causa disso acredito que Steven Universo, entre outros desenhos atuais, são mais do que recomendáveis para crianças e para qualquer um, pois eles possuem uma mensagem que pode potencialmente melhorar o caráter de alguém.

5 Dias de Livro (#4): ASSASSINATO NO CAMPO DE CENTEIO



O quarto livro e penúltimo dessa minha empreitada, não é de um grande autor ou digamos, de um gênero específico. Ele é único e talvez, um dos mais impactante que já li.
Lançado em 1951, O Apanhador no Campo de Centeio se tornou um clássico imediato na publicação, arrecadando muitos elogios e criticas. É dificil definí-lo, mas o drescrevo simplesmente como o final de semana de um adolescente. Ainda que tenha sido escrito em 1951, seus temas e escrita são universais - fico muito feliz por tê-lo lido justamente na adolescencia, pois talvez seja a melhor época para lê-lo e compreendê-lo. È tipo ler O Pequeno Principe quando criança (coisa que eu não fiz): se você ler depois, não tem a mesma magia.

Ele me foi marcante por evidenciar tudo o que eu sentia numa época tão conturbada. O livro é totalmente sincero ao abordar seu personagem principal, Holden Caulfield. Ele apenas vai narrando o que sucede-se na vida do garoto e suas atitudes, diante da maturidade.

Ainda que haja polêmicas em torno deste livro (como o fato de ter sido a inspiração para o assassinato de John Lennon), ele é uma bussóla para o adolescente perdido. Percebi que não era o único a sentir e passar por aquelas coisas; que alguém mais sentia tudo aquilo: e imagina, diretamente de 1951. Jovens sempre serão jovens. Aborrecentes sempre serão aborrecentes, não importa a época e o lugar. E as crescentes responsabilidades da vida adulta podem assustar qualquer um, coisa a qual a maioria dos adultos acaba esquecendo-se e nem mesmo supera.

Recomendo como obra indispensável para qualquer adolescente e mesmo adulto, você pode apreciá-lo. É de uma beleza e dramaticidade imensa, pois não necessita de um enredo elaborado para isso. O Apanhador no Campo de Centeio é o livro que marca as mudanças para a agitada vida moderna. Ele, moldou parte do que eu sou, para que depois eu esquecesse tudo...

El Psy Congroo.


  Veja os outros dias:

Comentários

Postagens mais visitadas