segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ENEM estudo

O ENEM não é uma prova que visa avaliar a total capacidade de uma pessoa, para que esta possa ingressar numa faculdade. É, ironicamente, uma avaliação do ensino médio elitista, que visa demonstrar o quão bom está o ensino se focando nos colégios particulares. Dificilmente se consegue uma boa nota no ENEM sem cursinho ou estudando simplesmente na escola pública.
As oportunidades são uma ilusão. Mesmo que alguém de baixa renda consiga adentrar na faculdade pelo ProUni, arduamente conseguirá seguir, já que não tem base nenhuma.
O garoto que quer ser engenheiro não sabe somar. A menina que quer ser jornalista não sabe ortografia. A desistência logo vem e com certeza, apenas alguns poucos conseguirão continuar nessa dificil jornada, que poderia ser mais fácil se o mundo não fosse tão ganancioso. Se até a educação é comprada, o que será de nós seres humanos? Vestibular é vendido à torto e à direita e, para que? Talvez, para que eu possa pegar meu certificado de ISO qualquer coisa e ser visto como uma ótima máquina.
Não entendo e nunca vou entender a importância que a maioria dá para o vestibular.
Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário